Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais."Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
.
O fanzine é uma unidade alternativa de comunicação. O objetivo na construção em sala de aula foi apresentar a TO numa visão artística e poética.
A turma dividida em grupos pesquisou figuras que apresentassem algum significado - poema imagem - em revistas, para criação de uma página do fanzine.
Os recursos utilizados foram: revistas, tesoura, cola, papel A4.
O público alvo para desenvolver e trabalhar com fanzine poderá ser de diferentes faixas etárias a partir de quatro ou cinco anos.