domingo, 6 de novembro de 2011

Meu Corpo, Lazer e Trabalho


Na aula do dia 18 de outubro, fomos convidados a refletir sobre nosso Corpo, o Lazer e o Trabalho, nos expressando através da arte.

Segundo Martinelli, "a reflexão na busca do autoconhecimento para a realização pessoal e a participação ativa das pessoas constituem-se como estratégias utilizadas pelo terapeuta ocupacional que concebe a atividade de uma forma mais ampla".

Buscando nosso autoconhecimento iniciamos o
nosso trabalho de reflexão. Cada aluno utilizou 
folhas de papel pardo, medindo 2m x 1,2m,
para desenhar sua silhueta que deveria ser
trabalhada com sucatas, tinta guache, cola,
pincel, lápis cera, durex, tesoura, revistas, barbante, mostrando a reflexão feita por cada um.


Segundo o modelo de ocupação humana, citado por Martinelli em seu artigo, "as pessoas são motivadas a escolher as atividades que completam suas vidas quando impulsionadas pelo subsistema de vontade que inclui os interesses pessoais em buscar satisfação e assim escolher atividades que lhes tragam prazer e bem-estar."

Deitei sobre o papel e a professora Patrícia riscou minha silhueta.Optei por utilizar recortes de revistas, um coração, sacola de presente e caixas de remédios.

Cada um socializou o seu trabalho para o restante da turma.

Coloquei meu sonho: conhecer a França ( na parte da cabeça); minha vida em família (junto ao coração); meu trabalho como professora, que pretendo seguir na mesma trilha (trabalhar com as crianças)  na Terapia Ocupacional e a música - imprescindível em minha vida; o meu lazer - em família, no campo e ou na praia (espalhados pelo corpo); minhas restrições de saúde - representadas pela caixas de medicamentos - nos punhos e tornozelos; os pés com meias, porque o frio impossibilita meus movimentos.

As atividades de lazer são possibilidades de realização pessoal uma vez que dependem da própria escolha e interesse individual. Penso que o trabalho também deva seguir essa linha, para que seja prazeiroso e traga um bem-estar para nossa vida.

É bem difícil refletir sobre o corpo, o lazer e o trabalho, por ser uma reflexão de vida, mas uma reflexão necessária para quem vai trabalhar com o outro.



Sugestão para leitura:

MARTINELLI, Siliani Aparecida. A Importância de Atividades de Lazer na Terapia Ocupacional. In: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos. Jan/Abr 2011, v. 19, n.1, p. 111-118. 

Um comentário:

  1. Leila, teu blog esta ótimo!Completo, em escrito e reflexivo, com informações boas que somam a pesquisa. Adorei os links das manicures! kkkk... A análise das atividades, os comentários dos textos, muito bom! Parabéns! Abraço Patricia

    ResponderExcluir