quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Trabalho e Lazer - Entrevistando na UFRJ

No dia 6 de setembro, a turma se organizou em duplas ou trios. Saímos pela faculdade para realizar quatro ou cinco entrevistas com pessoas que poderiam estar ou não trabalhando,mas não poderiam ser alunos, nem professores, nem técnicos, em uma abordagem simples e objetiva 
  
A entrevista deveria seguir o seguinte roteiro:

NOME:
SEXO:
IDADE:
ESTADO CIVIL:
OCUPAÇÃO:
-O que é lazer para você?
-Qual é o seu tempo para o lazer durante a semana?
-Quais são as atividades de lazer?


Junto comigo estavam a Larissa e o Rodrigo. Realizamos cinco entrevistas.

Entrevista 1 - Entrevistamos DS, com 30 anos, do sexo feminino, solteira, com um filho; sua ocupação - porteiro. Para ela lazer é estar em casa com o filho. Não tem tempo para lazer durante a semana e suas atividades de lazer são passeios na Quinta da Boa Vista com o filho e em parques.

Entrevista 2 - Entrevistamos MDP, de 53 anos, do sexo feminino, solteira, com 8 filhos e sua ocupação é serviços gerais. Lazer para ela é se divertir, passear. Seu tempo durante a semana para o lazer é pouco e suas atividades ficar em casa com os filhos e descansar.

Entrevista 3 - Entrevistamos AMFP, de 52 anos, solteira, do sexo feminino, com 2 filhos, operadora de fotocópia (proprietária). Lazer para ela é viajar, estar com amigos, ir à praia, conversar... Durante a semana seu tempo de lazer se resume a ir duas vezes à academia. Suas atividades de lazer: dançar - realizar movimentos com o corpo; encontrar com amigos, cerveja... Aproveita bem todo seu tempo livre. Finais de semana viaja para Angra dos Reis onde tem casa.

Entrevista 4 - AMSP, com 55 anos, trê filhos, sexo feminino, casada, operadora de fotocópia. Lazer para ela é uma necessidade, mas... Seu tempo para lazer é nenhum durante a semana, só descansando no sofá, vendo televisão. Suas atividades de lazer estão sempre ligadas a eventos beneficentes e muito raramente, cinema. Ouve música todo o tempo, inclusive no trabalho.

Entrevista 5 - FFC, com 32 anos, do sexo masculino, casado, com 2 filhos, porteiro. Lazer para ele é ir à praia, curtir com a família, ficar muito à vontade. Uma vez por semana tem três horas de lazer, quando joga seu futebol. Suas atividades de lazer são: futebol, praia, ficar com os filhos.No final de semana dorme até mais tarde e passeia com os filhos. De madrugada acorda para namorar sua mulher.

Construímos e apresentamos para cada entrevistado o seu relógio diário com as atividades realizadas, onde o lazer não tinha espaço durante a semana ou aparecia apenas como descanso ou um pequeno espaço de tempo para assistir televisão.

Quase todos os entrevistados acordam por volta das quatro horas e trinta minutos, diariamente. Além do trabalho na UFRJ, também realizam atividades domésticas (dupla jornada). Outro item importante é o espaço de tempo para atenção à família, ressaltado por todos os entrevistados. Quando realizam atividades de lazer, a família (filhos e/ou companheiro) está sempre junto.

Fomos convidados a fazer uma ficha de leitura sobre Lazer e Cultura Popular de Joffre Dumazedier, que aponta em seu livro que para uns o lazer reduz-se a um fenômeno complementar ou compensatório do trabalho enquanto para outros é determinador e age sobre o próprio trabalho. Constitui um fato social de alta importância. As férias e finais de semana em família são as maiores oportunidades de lazer. Trabalho e lazer coexistem, um não anula o outro.

“Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.”

O lazer é inicialmente liberação e prazer e apresenta três funções importantes, que são solidárias e estão intimamente unidas umas às outras:
* descanso;
* divertimento, recreação e entretenimento;
* desenvolvimento.

Link: http://www.webartigos.com/articles/2231/1/Lazer-E-Trabalho/pagina1.html

Leitura: DE MASI, Domenico. O ócio criativo: entrevista a Maria Serena Palieri; tradução Léa
              Manzi. 3ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. Disponível na internet.
             
               DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. tradução Maria de Lourdes Santos
             Machado. 3ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. Coleção Debates.



Nenhum comentário:

Postar um comentário